quinta-feira, 16 de abril de 2009

Megaleilão atrai políticos de 3 Estados para Água Boa



O megaleilão da Estância Bahia que acontece sábado (18), em Água Boa (a 740 km de Cuiabá) deve atrair mais de 2 mil convidados que movimentam o PIB do agronegócio do Centro-Oeste e também personalidades políticas, entre as quais o governador Blairo Maggi, secretários de Estado, o prefeito de Goiânia Íris Rezende e senadores mato-grossenses e goianos. Idealizador do evento, o pecuarista e prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá, o Maurição, afirma que, apesar da crise econômico que vem atingindo o setor, inclusive com impacto maior nos frigoríficos, a expectativa é de comercialização de aproxidamente 29 mil animais. No geral, pecuaristas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais reforçam a lista.
Serão 8 horas ininterruptas de leilão, das 12h às 20h, no Tathersal da Estância Bahia. A exemplo do ano passado, quando foram negociados o número recorde de 29.188 cabeças de gado, com um faturamento de R$ 19,2 milhões, a organização está montando grande estrutura logística para receber os convidados. Será transmitido ao vivo pelo Terra Viva (canais 104 pela Sky e 29 pela parabólica).
Maurição disse que o governador Maggi confirmou presença, apesar de estar com as atenções mais voltadas à assistência à esposa Terezinha Maggi, que continua se recuperando de uma cirurgia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. No meio político, vão prestigiar o megaleilão alguns secretários estaduais, como Eumar Movacki (Casa Civil e Comunicação) e Nelgo Egon (Desenvolvimento Rural), os deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes, prefeitos da região do Araguaia e até o ex-governador e agora prefeito goiano Íris Rezende (PMDB), que é pecuarista. Do vizinho Goiás, também vai se deslocar a Água Boa para acompanhar o evento o deputado federal Sandro Mabel, assim como o senador por Minas, Wellington Salgado (PMDB) e os senadores mato-grossenses Gilberto Goellner e Jayme Campos. O diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot, a exemplo do ano passado, confirmou presença.
Um dos maiores pecuaristas do Araguaia, Maurição se mostra empolgado por já ter realizado, em 2008, o maior leilão de gado de corte do mundo. Para mostrar liderança no setor e força política, ele faz questão de atrair para o evento várias personalidades. Elas se vêem, em meio aos gritos empolgados de cada lance e martelada do leiloeiro, envoltos de cardápios recheados, com direito a churrasco e bebidas, inclusive uísque. A cada edição do evento, o prefeito de Água Boa que sonha com candidatura de deputado federal e até de governador em 2010, lembra que há mais de 10 anos começou a "engrenar" seus negócios, após compra de gado fiado do hoje governador de Goiás, Alcides Rodrigues, e que emitiu cheque pré-datado e honrou com o compromisso.


Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário