quarta-feira, 8 de abril de 2009

Prefeitos do Araguaia vão realizar protesto contra Ibama


De Brasília - Marcos Coutinho

Prefeitos da região do Vale do Araguaia vão realizar uma série de protestos contra o que classificam de "letargia e má-vontade" do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por causa do atraso na liberação da Licença de Instalação, etapa essencial para o término da obra de pavimentação da BR 158, via vital para o escoamento da produção de dezenas de municípios do entorno da estrada federal.
"O clima entre os prefeitos do Araguaia é de revolta generalizada, porque o Ibama está atrasado seis meses para fazer a concessão", informou o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot, em entrevista concedida na manhã de hoje, em Brasília, para o Olhar Direto.
Segundo Pagot, restam apenas 210 km para concluir a BR 158, no trecho entre o Posto da Mata (localizado na região de Ribeirão Cascalheira/Alô Brasil) até a divisa do Estado do Pará. "A obra já está licitada, contratada, já recebeu a licença prévia e o projeto executivo está concluído. Só falta a licença do Ibama", explicou Pagot, que participou de um encontro, no sábado, com os prefeitos da região, em Barra do Garças.
De acordo com fontes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a demora do Ibama reflete o descaso do poder público federal com a região do Araguaia, que ainda é conhecida como o Vale dos Esquecidos.
Na avaliação dos prefeitos, essa é uma situação inaceitável e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Carlos Minc (Meio Ambiente) precisam intervir imediatamente sob pena da região continuar em seu atraso letárgico e histórico.

Audiência pública sobre Zoneamento Ecológico em Barra do Garças


Numa iniciativa da Assembléia legislativa de Mato Grosso, aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de abril na cidade de Barra do Garças, a terceira audiência pública sobre o ZSEE – Zoneamento Sócio- Econômico-Ambiental, tendo como sede por dois dias as dependências da Univar – Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e encerramento solene nos espaços do Ginásio de esportes Arnaldo Martins, com a presença de diversas autoridades dos âmbitos federal, estadual, municipal e classistas.
Representações de diversas cidades do eixo médio e norte araguaia que somaram cerca de 3,5 mil pessoas se fizeram presentes com muita organização, mostrando a relevância que se dá ao tema tido como de importância máxima para o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso. E Barra do Garças como anfitriã do encontro disponibilizou através da prefeitura municipal o que teve ao alcance para receber tão importante missão desenvolvimentista, fazendo o que foi possível para a plena realização do mesmo.
Presenças do vice governador Silval Barbosa do PMDB, Deputados federais Welinton Fagundes – PR, Homero Pereira - PR, Eliene Lima - PP, Valtenir Pereira – PSB. Deputados estaduais Riva – PP, Daltinho – PMDB, Dirceu Dal Bosco - DEM, Percival Barbosa – PPS, João Malheiros - PR e Alexandre César – PT. Presenças do prefeito Wanderlei Farias – PR, e da presidente da Câmara Municipal Antônia Jacob - PR, e de 16 prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região, bem como presidentes de Sindicatos rurais e entidades de classe.
Também fizeram presenças o conselheiro do TCE Humberto Bosaipo e o suplente de deputado federal Eduardo Moura – PPS, entre outras autoridades, que contaram a participação do vice prefeito Irineu Pirani nas fases de debates do evento que marcaram Barra do Garças como pólo de desenvolvimento, e incluída nesses estudos a serem aprovados pela assembléia legislativa, a sancionada pelo governador Blairo Maggi e pelo Ministério do Meio Ambiente após conclusos os estudos.
A pouca divulgação da relevância do encontro na cidade de Barra do Garças contribuiu para se registrar uma presença mínima de representantes da sociedade local, que diminuta não sinalizou festivamente sua presença com faixas, banners e camisetas, como fizeram as comitivas de outros municípios que abrilhantaram efusivamente a audiência.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Motoristas do Futuro


O Código de Trânsito Brasileiro, em seu texto pune severamente os criminosos do trânsito com pesadas multas e registra pontos a menos em suas carteiras de habilitação, reservando punições leves, médias, graves e gravíssimas para os condutores de veículos, que desatentos à sinalização e normas, provoquem infrações ou deixem em risco a integridade física de outros motoristas, passageiros e de pedestres.
Esse mesmo código interpõe no complexo de suas leis e artigos, a Educação de Trânsito como currículo interdisciplinar, ainda na escola, como forma de educar o jovem, para que o mesmo seja o bom motorista do amanhã, preparado e consciente quanto a Segurança no Trânsito, para si e para a comunidade em que vive.
Na ordem lógica, cabe primeiramente aos pais, as primeiras noções quanto ao uso do automóvel e das vias públicas, não permitindo, por exemplo, que um menor dirija sem licença para tal e que seja sensível às orientações na escola e ao aprendizado no que se refere à matéria trânsito.
O município passa ter maior parcela de responsabilidade nas questões de trânsito depois da entrada em vigor do CTB há 11 anos. De acordo com o código, ele passa a ter recursos assegurados para investimentos em educação e melhorias no setor. Outro fator de grande importância é que a prefeitura passa ter autoridade máxima quanto ao sistema de trânsito da cidade, tendo o cidadão, como e onde reclamar, solicitar, etc.
Cabe a todos os segmentos da sociedade barra-garcense, o apoio à implantação de um Sistema de Educação de Trânsito nas escolas municipais, aos moldes da legislação vigente, pois a complexidade desta tarefa exige sacrifícios, não só da gestão pública municipal, mas de toda a sociedade organizada, pois o bem futuro será resultado da participação efetiva de todos aqueles que acreditam num trabalho educativo/preventivo.
Copiar algo de bom que já exista para o bem comum, não é demérito para ninguém. E copiar melhorando é meritório e tecnologicamente correto. Diante dessa premissa é que colocamos um projeto de largo alcance social no ar; o de se construir em Barra do Garças, uma cidade-mirim, coordenada a princípio pela prefeitura em parceria com entidades de classe, comércio e grandes corporações.
A cidade mirim apresentaria aspectos urbanísticos semelhantes à de uma cidade normal, só que em proporções diminuídas, com ênfase a ações de trânsito, ou seja, com semáforos, sinalização, ruas, calçadas, guardas mirins e todo um aparato de interatividade entre a cidade, a escola, monitores e alunos.
As aulas práticas seriam ministradas em horários e dias escalonados, escolhidos pela coordenação do programa, fazendo-se acompanhar de materiais didáticos e teatrinhos produzidos aqui mesmo na cidade, por pessoas da terra.
O ponto alto desse projeto ficaria por conta do grande interesse dos alunos em participar das brincadeiras de verdade, que vão leva-lo a observar todas as regras de trânsito e assim ser no futuro um motorista ou pedestre consciente. Experiências em inúmeras cidades brasileiras confirmam o sucesso de empreendimentos como esse.
Deixo a idéia para a apreciação das autoridades. Prefeito, vereadores, deputados, comandos militares, clubes de serviço, universidades, estudiosos e interessados. Estou disposto a colaborar por um trânsito mais humano e disciplinado, por isso, contem com o nosso apoio e assessoria neste projeto do futuro, agora no presente.

Mário De Angelis é publicitário, designer gráfico e estudioso em assuntos de trânsito.