sexta-feira, 24 de julho de 2009

I Festival Asas do Araguaia


Uma atração mais que emocionante, com gosto de aventura movimentou os céus de Aragarças, Barra do Garças e Pontal do Araguaia nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 7 horas da manhã. Aconteceu o I Festival Asas do Araguaia – idealizado pela Cavok – Escola de Aviação Civil, seus instrutores e alunos. Essa equipe esteve disponibilizando nesses dois dias, vôos panorâmicos a população local e turistas que quiseram marcar de forma genial sua estada pelas paradisíacas praias das três cidades co-irmãs.
Em solo, no hangar do Aeródromo de Aragarças onde aconteceu o evento, foi montada uma exposição de Cartas de Aviação, vídeos ilustrativos sobre o tema, uma mostra de aeromodelos, além de equipamentos de som que animaram o festival. Mesas e cadeiras foram disponibilizados ao público assistente. Foi usado em terra um ultraleve que fez inúmeros passeios pela pista de rolamento do aeródromo, gerando um clima de quase vôo a quem se habilitou.
E finalmente uma aeronave de porte foi usada para fazer vôos panorâmicos com pessoas entusiasmadas pelo mundo fascinante da aviação. Esses vôos propiciaram aos seus usuários a possibilidade de fazer fotografias aéreas por vários ângulos do belo cenário dos rios Araguaia e Garças que compõe a beleza da região a um custo mínimo e com direito a uma camiseta do evento.
Alunos da Cavok – Escola de Aviação Civil estiveram a postos e esclareram aos presentes sobre a arte de voar em máquinas mais pesadas que o ar. E nesta temporada Araguaia 2009 não poderia deixar de ser mais uma grande atração para fomentar o turismo sempre crescente por aqui.

Contato e informações:

• Dalmy: (066) 9906-1406
• Renato: (066) 9988-2071
• Mariah: (066) 9958-5181
• Paulo Sérgio: (066) 9206-8248

Trânsito da Barra na mira do MPE


O ministério Público Estadual, seccional Barra do Garças, reuniu recentemente diversos representantes de segmentos da sociedade organizada e da segurança pública para discutir sua preocupação com caos vivido pelo trânsito local que vitimam centenas de motoristas, motociclistas e pedestres, deixando a cidade com um dos piores trânsito do país.
Os dados oferecidos pela estatística do 2º BPM da Polícia Militar são desanimadores e confere a necessidade premente da realização em tempo hábil de ações concretas de sinalização viária e educação para o trânsito com sua devida implantação no currículo escolar das escolas do ensino fundamental do município como forma de treinar adequadamente o motorista e pedestre do amanhã.
A Coordenadoria Municipal de Trânsito de Barra do Garças na pessoa de seu chefe local Major Gama, sinaliza a boa vontade do chefe do executivo que sensível ao problema que aflige a população tem projetos de educação de trânsito eficazes sobre o tema.
A sinalização viária já começa a ser mudada e implantada nos principais eixos de estrangulamento do trânsito da cidade, o que mostra a preocupação da prefeitura, sabedora que muitas ações poderão ser executadas para uma completa fluidez do trânsito.
Estudos aprofundados estão sendo realizados em projetos de trânsito eficazes, pois Barra do Garças absorve a demanda de veículos das cidades co-irmãs de Aragarças e Pontal do Araguaia, além do impacto do complexo trânsito de caminhões e carretas que, sem outra saída, atravessam a cidade pela rodovia BR-070.

Barra do Garças pega ritmo de obras


A cidade de Barra do Garças, 510 km da capital Cuiabá, já experimenta um ritmo administrativo evidente, com obras sendo executadas nos quatro cantos da cidade com ênfase ao asfaltamento que valoriza e leva o desenvolvimento aos bairros antes esquecidos pela administração anterior, mas não faltando no entanto, as obras necessárias de infra-estrutura básica que antecedem essas pavimentações.
O prefeito Wanderlei Farias – PR, cumpriu a risca a sua determinação de primeiramente sanar as finanças da prefeitura, tornando-a adimplente, ou seja, capaz de receber além do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, convênios ministeriais, e outras subvenções advindas das emendas parlamentares das bancadas federal e estadual de Mato Grosso.
A atual máquina administrativa tornou-se menor, porém moderna e eficiente, com um secretariado sério e afinado com a destinação das contas públicas, fazendo sobrar recursos antes destinados a pagamento de pessoal e aluguéis que oneravam em muito os cofres da municipalidade. O primeiro semestre foi dedicado a esse remanejamento que hoje colhe resultados concretos.
Farias, acorda cedo para trabalhar e ainda governa o município com apoio de 80% da bancada parlamentar da Câmara Municipal, e goza segundo a opinião pública de uma credibilidade ímpar, comprovada por duas administrações consecutivas de sucesso, que transformaram Barra do Garças numa cidade moderna dotada de uma infra-estrutura de grandes centros.
O município se prepara a passos largos para entrar na era de receber grandes investimentos, como é o caso do Grupo Cluster de bio-energia, um consórcio bi-nacional que implantará a primeira de uma série de três, usina de bio-combustível, indústria de alimentação animal e geração de energia elétrica, na ordem de 2,8 bilhões de reais até 2016.

Política de 2010 desperta pré-candidatos


A pouca representatividade política do Vale do Araguaia que conta com apenas um deputado estadual no parlamento, desperta para o pleito de 2010, lideranças que sinalizam pretensões de atender aos apelos de 260 mil eleitores de todo o Araguaia. Na esfera federal o Vale é atendido por um deputado originário de Rondonópolis, que se desdobra para trazer investimentos governamentais que fomentem o desenvolvimento regional, mas que agora mira o senado com excelentes chances de vitória.
De Barra do Garças surgem nomes como o do advogado Cândido Teles – PSB, com larga experiência no serviço público federal e que promete dar novos rumos na política do Vale do Araguaia, haja vista, grande penetração e conhecimento a nível ministerial. Seu nome é apoiado por Wanderlei Farias ao parlamento estadual.
Candidato natural, Daltinho – PMDB, trabalha em faixa própria para tentar trazer benefícios para o Vale do Araguaia. Aproveita o bom momento do vice-governador Silval Barbosa que é tido como o candidato do governador Blairo Maggi. Polêmico e irreverente, Daltinho é alvo da imprensa regional quanto ao seu desempenho em favor de sua terra e de seus eleitores.
Outro nome sondado é a do também advogado e brilhante jurista Paulo Lacerda – DEM, de malas prontas para o PDT, que projeta o arregimentar o bolo político, como arma para desencadear o desenvolvimento sustentável do leste mato-groscense. De tradicional família tem no seu parentesco importantes nomes que emprestam ainda maior credibilidade a sua agenda política.
De tradicional família pioneira e neto do saudoso Tabelião e historiador Valdon Varjão, o advogado Danilo Varjão, titular do Cartório Notorial do 2º Ofício e filho do também saudoso deputado Sebastião Júnior e da ex deputada Malba Tânia Varjão, expõe com cautela seu nome como pré-candidato a deputado estadual. Carrega na bagagem o tradicionalismo político familiar de mais de três décadas.
Cotado para representar o Araguaia no legislativo estadual, o delegado regional de polícia de Água Boa, Dr. João Pessoa - PR, já articula suas estratégias políticas se declarando a disposição do partido para o embate de 2010. Conta com o apoio da classe e segmentos da segurança pública e tem boa penetração na sociedade organizada por ser pessoa honesta e focada no seu trabalho.
O vereador por Barra do Garças Miguel Moreira da Silva, o Miguelão poderá pela segunda vez ser candidato a disputa para deputado estadual, tendo por base seu desempenho nas urnas quando candidato em 2005. Oriundo de bases populares tentará voltar no antigo caminho onde obteve seus votos à época.
Estreante na política como vereador por Barra do Garças, Celson Sousa – PV, da base de sustentação do prefeito Wanderlei Farias, já é um expoente na política do Araguaia, pelo trabalho demonstrado na condução de sua performance política. É bem visto pelas antigas lideranças que projetam no jovem parlamentar um valor moral a ser prospectado para a assembléia legislativa.
Com volta certa na peleja da política regional, Eduardo Moura – PPS é tido como sério candidato a deputado federal. Obteve expressiva votação no pleito passado, ficando como suplente por uma ínfima diferença de votos. Força política, inteligente e aglutinador de idéias, Moura promete uma campanha de alto nível focada nos problemas que afligem o Vale do Araguaia.
Como pretenso candidato ao Congresso Nacional, o atual prefeito de Água Boa – MT, Maurício Tonhá - PR, o Maurição, nasce forte por ser conhecido como empreendedor e empresário de sucesso, tendo na Instância Bahia se realizado como um homem de larga visão e conhecido internacionalmente pela realização do maior leilão de gado do mundo. É arrojado, tendo vitalidade e musculatura para empreender grandes vôos.
E quem vem com tudo para o Araguaia é o entusismado Deputado Federal Valteni Pereira-PSB, que assume o território antes demarcado pelo deputado Welinton Fagundes. Valteni tem projeto pronto para entrar no Araguaia por cima e representar esse território com coragem e arrojo de um parlamentar focado na política onde atua.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

4ª Feira de Negócios é sucesso em Barra


Realizada pelo SEBRAE – MT em parceria com a SICME - Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado de Mato Grosso e Prefeituras de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia, a 4ª Feira de Negócios do Médio Araguaia mostrou nesta edição a força empreendedora de suas empresas e entidades participantes.
A feira realizada nas dependências da Arena do Porto do Baé teve público recorde, oportunizado pelo período de férias e praias do Araguaia, o que fomentou a visitação e promessa de revitalização do comércio regional que se moderniza com agilidade. E a presença de 17 municípios somou resultados na mostra de seus artesanatos.
Além de extensa programação cultural, diversas oficinas de arte e cultura foram disponibilizadas ao público visitante. A praça de alimentação mostrou a cultura da gastronomia regional com pratos que marcaram sabores e leveza. A beleza teve seu espaço destacado em stands especiais e a saúde marcou presença mostrando tecnologia de ponta nesse quesito.
Até o espaço criança não foi esquecido pela comissão organizadora do evento com atrações diversas como teatro infantil, camarim, brinquedos, desenhos e diversões.