sábado, 18 de abril de 2009

Prefeitos do Araguaia conseguem licença do IBAMA para asfaltar a BR-158


Da Redação/MC/AA/EM/ com redação Notícia

Sob-pressão de pelo menos 16 prefeitos do Vale do Araguaia liderados pela AMNA- Associação dos prefeitos do Norte Araguaia, o O diretor de Licenciamento do Ibama, Sebastião Custódio Nascimento, confirmou hoje pela manhã (16), que o licenciamento para a retomada das obras da BR-158 será publicado no Diário Oficial da União no próximo dia 30.
Os prefeitos do Vale do Araguaia "invadiram" a sede do Ibama, em Brasília, na manhã de hoje. Eles exigem a liberação ambiental para a pavimentação dos 213 qilômetros da BR-158, entre o Posto da Mata, em São Felix, até a divisa com o Pará.
Com essa decisão do Ibama, demonstra que a pressão dos prefeitos deu resultados e atende, também, à determinação do presidente Lula que exigiu dos orgãos ambientais menos burocracia na liberação de licenças
Segundo o deputado Wellinton Fagundes (PR), um dos parlamentares matogrossense que acompanhou os prefeitos, o presidente do Ibama, Roberto Messias, informou a ele que a Funai já repassou ao órgão a carta de anuência para que seja feito o contorno na Reserva Indígena Maraiwtsede, da etnia Xavante. A anuência da Funai é um empecilho a menos para que as obras sejam retomadas.
Segundo informou o presidente da AMNA- Associação dos Municipios Norte Araguaia e prefeito de Querencia Fernando Gorgen, que o compromisso da liberação da LI, o diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, se comprometeu a assinar a ordem de serviço das obras, no dia 1º de maio. Ainda conforme o deputado, a carta da Funai, que era o único impedimento para a liberação da LI já chegou às mãos do diretor do Dnit, que encaminhou via fax para o Ibama.
O diretor de Licenciamento informou que está aguardando a chegada do documento oficial da Funai, e logo após visita técnica à região, irá liberar a licença. o Deputado Welington Fagundes informe que esse foi um compromisso estabelecido pelo próprio presidente Lula na presença dos representantes da Funai, Dnit e Ibama.
O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Araguaia (AMNA), Fernando Görgen, comemora a decisão, porém após o final da reunião seguiu junto com o deputado Wellington Fagundes e prefeitos da região para Funai, para ter certeza da emissão da carta que garante a LI, “nós viemos de muito longe e não podemos correr o risco de perder a licença”.

Barra do Garças Cluster Bio Energia comanda audiência pública


Concorrida audiência pública sobre a implantação do pólo sucro-alcooleiro nas regiões de Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa foi realizada na noite de 16 de abril nos pátios da Faculdades Catedral com presença maciça do alunos da entidade e população que tiveram interesse nas discussões ali proferidas pelo ilustre sócio-presidente do pool, Dr. João Carlos Meirelles.
Visitantes dos municípios contemplados com o mega projeto da Cluster fizeram presentes a audiência, interagindo também com perguntas formuladas ao líder da corporação energética que tão bem as respondeu, enfatizando os caminhos e etapas a serem percorridos até a concretização final do projeto que se dará em 2018 com a conclusão da unidade de produção de Água Boa.
Presenças ilustres de autoridades, técnicos e futuros empreendedores abrilhantaram a audiência que foi magnamente conduzida por Meirelles, destacando-se o vice prefeito Irineu Pirani, representando o prefeito Wanderlei Farias, presidente da Câmara Municipal Antônia Jacob, o suplente de deputado federal e pré candidato Eduardo Moura, advogado e pré candidato ao legislativo estadual Cândido Teles, deputado estadual Daltinho, secretário de administração Jonir de Oliveira, empresário Mário Buri, coordenador regional do MT Fomento Wellington Marcos, prefeito de Aragarças Marcos Oliveira, diretor da faculdades Catedral, profº José Nogueira dentre outros.
A audiência marcou época pela clareza das dissertações pronunciadas acerca do mega projeto e pela distinção à região do araguaia e sua gente e pelo rico material de data-show projetado em inúmeros telões, não deixando dúvidas acerca do grande alcance sócio-econômico e social que impactará para melhor a economia da região.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Megaleilão atrai políticos de 3 Estados para Água Boa



O megaleilão da Estância Bahia que acontece sábado (18), em Água Boa (a 740 km de Cuiabá) deve atrair mais de 2 mil convidados que movimentam o PIB do agronegócio do Centro-Oeste e também personalidades políticas, entre as quais o governador Blairo Maggi, secretários de Estado, o prefeito de Goiânia Íris Rezende e senadores mato-grossenses e goianos. Idealizador do evento, o pecuarista e prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá, o Maurição, afirma que, apesar da crise econômico que vem atingindo o setor, inclusive com impacto maior nos frigoríficos, a expectativa é de comercialização de aproxidamente 29 mil animais. No geral, pecuaristas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais reforçam a lista.
Serão 8 horas ininterruptas de leilão, das 12h às 20h, no Tathersal da Estância Bahia. A exemplo do ano passado, quando foram negociados o número recorde de 29.188 cabeças de gado, com um faturamento de R$ 19,2 milhões, a organização está montando grande estrutura logística para receber os convidados. Será transmitido ao vivo pelo Terra Viva (canais 104 pela Sky e 29 pela parabólica).
Maurição disse que o governador Maggi confirmou presença, apesar de estar com as atenções mais voltadas à assistência à esposa Terezinha Maggi, que continua se recuperando de uma cirurgia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. No meio político, vão prestigiar o megaleilão alguns secretários estaduais, como Eumar Movacki (Casa Civil e Comunicação) e Nelgo Egon (Desenvolvimento Rural), os deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes, prefeitos da região do Araguaia e até o ex-governador e agora prefeito goiano Íris Rezende (PMDB), que é pecuarista. Do vizinho Goiás, também vai se deslocar a Água Boa para acompanhar o evento o deputado federal Sandro Mabel, assim como o senador por Minas, Wellington Salgado (PMDB) e os senadores mato-grossenses Gilberto Goellner e Jayme Campos. O diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot, a exemplo do ano passado, confirmou presença.
Um dos maiores pecuaristas do Araguaia, Maurição se mostra empolgado por já ter realizado, em 2008, o maior leilão de gado de corte do mundo. Para mostrar liderança no setor e força política, ele faz questão de atrair para o evento várias personalidades. Elas se vêem, em meio aos gritos empolgados de cada lance e martelada do leiloeiro, envoltos de cardápios recheados, com direito a churrasco e bebidas, inclusive uísque. A cada edição do evento, o prefeito de Água Boa que sonha com candidatura de deputado federal e até de governador em 2010, lembra que há mais de 10 anos começou a "engrenar" seus negócios, após compra de gado fiado do hoje governador de Goiás, Alcides Rodrigues, e que emitiu cheque pré-datado e honrou com o compromisso.


Fonte: Diário de Cuiabá