terça-feira, 24 de março de 2009
Malufada no trânsito
Foi aprovado em (12/03) pela Comissão de Constituição de Justiça o projeto de lei nº 3016/04 elaborado pelo excelentíssimo senhor deputado Paulo Maluf, que determina aos agentes de trânsito a obrigatoriedade de emitirem apenas advertências por escrito, ao invés de multa, aos condutores e pedestres que cometerem infrações leves, desde que não tenham sofrido nenhuma atuação nos últimos 12 meses.
O projeto de lei foi encaminhado ao Senado e se aprovado, alterará o CTB e passará a valer como regra. Mas o melhor de tudo isso foi a justificativa dada pelo excelentíssimo deputado de que com essa medida será possível acabar com a “indústria da multa” que vem afligindo São Paulo nos últimos tempos. Na visão dele, cobrar multa por infrações leves é uma violência praticada pelos agentes de trânsito.
Mesmo sendo classificadas como “leves” elas continuam sendo infrações e, por conseguinte, gerando riscos aos usuários do trânsito. Será que é possível acreditar que o deputado Paulo Maluf, com todo o seu passado negro, está realmente preocupado em educar ao invés de punir no trânsito? Ou será que o real motivo é porque essa “indústria da multa” não incluiu seu nome como beneficiário?
Fonte: Elaine Sizilo – Blog do trânsito
Nano, o carro mais barato do mundo
O carro começa a ser vendido por US$ 1.979 na Índia
Nano, o automóvel mais barato do mundo, fabricado pela indiana Tata Motors, começa a ser vendido nesta segunda (23), pelo preço próximo a US$ 1.979, valor ainda menor do que o inicialmente foi anunciado (US$ 2.500). De acordo com a fabricante, o público de mercado do modelo são principalmente cidadãos de camadas mais pobres de países emergentes e que não têm condições financeiras para se locomover em veículos de quatro rodas.
O pequeno motor do Nano tem apenas dois cilindros, 623 cm³ de cilindrada e desenvolve 33 cv (cavalos) de potência. Com 3 metros de comprimento, quatro portas e lugar para cinco ocupantes, o modelo básico não traz acessórios comuns aos modelos do Primeiro Mundo, como ar-condicionado, direção hidráulica, rádio ou toca-CDs, airbag ou vidro elétrico. A Tata prevê vender 250 mil unidades do Nano por ano, o que não deve amenizar tanto assim as perdas com a crise mundial
domingo, 22 de março de 2009
Agora é lei: airbag é equipamento obrigatório!
Foi sancionada ontem, pelo presidente da república, a lei que torna o airbag dianteiro um equipamento obrigatório nos veículos. A determinação é válida apenas para os veículos novos fabricados no Brasil ou importados e entra em vigor daqui a 5 anos.
Segundo estatísticas norte-americanas divulgadas pela Rede Sarah de Hospitais, o airbag tem reduzido em 14% o número de mortes de condutores e 11% de passageiros do banco dianteiro. Além disso, o equipamento reduz em mais de 50% o número de lesões no tórax e na cabeça.
No entanto, é importantíssimo lembrar que estes números e benefícios somente são possíveis quando o uso deste equipamento é combinado com outro também obrigatório e indispensável: o cinto de segurança. A pessoa que se acidenta sem cinto de segurança em um veículo equipado com airbag, mesmo a uma velocidade não muito alta, pode sofrer ferimentos gravíssimos e até morrer.
Desta forma, fica comprovado que o airbag é um equipamento complementar, que sua eficácia é dependente do uso do cinto de segurança, que pode ser acionado uma única vez e que funciona apenas em colisões frontais. Com todos estes fatores para se levar em consideração, será que os legisladores escolheram o equipamento certo para tornar obrigatório? Qual a sua opinião?
Fonte: Elaine Sizilo - Blog do trânsito
Fiscalização Eletrônica do IPVA
Os inadimplentes do IPVA terão a partir de agora em seu desfavor um aparato eletrônico que localiza em segundos a situação legal dos veículos que entrarem no campo do leitor ótico de seu sistema.
Quatro aparelhos como esse foram locados pela Secretaria de Fazenda – SEFAZ, que em parceria com a polícia militar vão realizar blitzen com o intuito de localizar o devedor e notificá-lo para que faça o pagamento no prazo de dez dias. Fato esse que se não for liquidado, será efetuada automaticamente uma multa no valor de 100% do valor da taxa.
A entrega dos equipamentos à Polícia Militar se deu nesta quinta-feira e contou com a presença dos secretários Eder Moraes (Fazenda), Diógenes Curado Filho (Justiça e Segurança Pública), do presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes e do comandante-geral da Polícia Militar, Cel.PM Antônio Benedito de Campos Filho.
Política: Araguaia 2010, vagas abertas
As especulações quanto aos possíveis representantes políticos do Vale do Araguaia começam a ser alvos de comentários nas mais diversas rodas de “cientistas políticos” de plantão, seja nas esquinas, nos cafés, padarias e bares, com ênfase para as cidades pólos como Barra do Garças, Água Boa, Confresa dentre outras.
No âmbito federal reconhece-se mais uma vez a performance e o estilo de trabalho de Welinton Fagundes - PR, deputado da região de Rondonópolis que adotou o Araguaia e com ele divide ações, indicações e emendas no orçamento geral da união. Fora Fagundes existe no ar possibilidades de pré-candidaturas de excelentes expoentes como a do renomado advogado Cândido Teles – PSB de Barra do Garças, do suplente Eduardo Moura - PPS, que teve macissa votação no pleito passado e Maurício Tonhá – PR (Maurição), atual prefeito de Água Boa, sobre o qual também existe uma forte corrente que projeta seu nome para disputar o governo do estado em 2010.
Para o legislativo estadual a bolsa das especulações tem outra dinâmica e levanta nomes como o do atual deputado Daltinho - PMDB à reeleição; também de Cândido Teles com seu perfil qualitativo; do dinâmico advogado Paulo Lacerda – DEM, mas de mudança para a legenda PDT; do atual secretário de agricultura do Estado Neldo Egon Weirich; do vereador por Barra do Garças Miguelão; dentre outros que surgirão, e alguns "visionários", na onda da oportunidade para negociar possíveis divisões de votos.
Para os pretensos pré-candidatos, o momento é de preparação de seu aparato de prospecção dos diretórios e alianças que darão sustentação política para o embate de 2010. E do início da lista de captação de recursos financeiros para serem investidos por ocasião da campanha eleitoral, sempre levando em conta as dimensões continentais do Araguaia que é tida como de pouca densidade demográfica e também de votos.
O certo é que os nomes a serem indicados para esses importantes cargos que podem interferir diretamente na vida e no desenvolvimento da região, vão aparecer. As vacâncias existem e precisam com urgência serem preenchidas. Sem eles corre-se o risco do Vale do Araguaia novamente amargar da falta de representatividade política em nível federal e estadual, estagnando mais uma vez do aporte de recursos necessários para seu desenvolvimento.
O que se precisa mesmo é de políticos preparados e audaciosos, de larga visão de futuro, que tenham aspirações desenvolvimentistas e capacidade para legislar independentemente de siglas partidárias, em bancadas cuja ação de trabalho tenha uma só meta: trabalhar sério na defesa das causas que elevem o Araguaia a condição de ser uma das regiões que mais podem produzir no centro-oeste brasileiro.
Mário De Angelis, o marketing da política do araguaia
Os meus trabalhos nas campanhas como marqueteiro em Mato Grosso teve início em 1986 quando fui convidado pelo então deputado Roberto Cruz para criar o material de campanha para sua reeleição. Assim foi feito e executado, tendo esse material inaugurado um novo tempo no modal de apresentação gráfica, áudio e eletrônica das candidaturas. Esse marketing fez sucesso e o meu cliente à época foi reeleito, tendo eu, a partir daí sendo muito solicitado no Estado com ênfase aqui no Vale do Araguaia.
Tive a honra de participar de campanhas de brilhantes políticos como Wilmar Peres de Farias, Humberto Bosaipo, Lincoln Saggin e por duas vezes a Wanderlei Farias contabilizando suas vitórias para prefeito em ambas. E dentre outros que não cito devido serem numerosos. Mas o certo é que dedico então 28 anos de serviços prestados com muita criatividade e entusiasmo, radicando aqui a minha vida profissional desde 1990. Nesse mesmo ano comandei o marketing do então candidato a deputado estadual Rainer Raminger do MDB e a pedido de Valdon Varjão, tendo criado o padrão visual da candidata Malba Tânia a deputada.
Inúmeros prefeitos e vereadores que já contribuiram para o desenvolvimento de seus municípios tiveram suas campanhas orientadas pelo nosso trabalho de estratégias e táticas eleitorais em busca aos votos, fatos esses que configuraram nosso nome como marqueteiro do araguaia e dos quais me sinto honrado. E com a aproximação do embate eleitoral de 2010, já recebo sinais claros de possíveis postulantes a cargos políticos que desejam conhecer nosso modus operandi.
Nosso último trabalho foi a campanha para prefeito do entusiasmado político Wanderlei Farias, que além de dar oportunidade aos valores da terra, reconheceu em nossa proposta um trabalho de marketing político a altura das melhores agências das capitais.
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