A AGER – Agência de Regulação de Serviços Delegados do Estado pode nesse momento estar sendo um grande entrave ao desenvolvimento da parte leste de Mato Grosso. Essa constatação se deve ao fato da AGER querer forçar a licitação das linhas de transporte coletivo intermunicipal do estado, que por enquanto é controlada por um TAC – Termo de ajuste de conduta assinado entre o governo Blairo Maggi, empresários do setor, sindicatos e a própria AGER sob o comando de Márcia Vandoni que tenta a todo custo forçar uma situação ainda pouco discutida com os integrantes do setor.
A intervenção da entidade de regulação é a princípio eminentemente técnica e teria a priori que discutir a situação em nível de negociação a longo prazo, levando em consideração que existem empresas de ônibus que foram pioneiras de importantes trechos, tendo inclusive a época aberto estradas com os pneus dos próprios carros e que prestam hoje um excelente serviço com frota nova e atendimento a altura dos habitantes do araguaia.
Inúmeras audiências públicas foram realizadas para definir essa situação e que deram origem ao TAC que prorroga a decisão das datas para as licitações, mas que tem em seu bojo de negociações a recusa justa de empresários que lutaram para desbravar esses sertões e que têm o apoio de inúmeros deputados federais e estaduais com visão de justiça, mas que preferem que o assunto seja ainda mais amplamente discutido e melhor avaliado.
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