sexta-feira, 3 de abril de 2009
Barra do Garças, aprovada instalação da Unibarças
Assessoria/Redação
O senador Jayme Campos recebeu com muita euforia a aprovação em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, projeto de sua autoria, criando a Universidade Federal de Barra do Garças (Unibarças). “Investir em educação significa reduzir desigualdades sociais, combatendo a miséria, a ignorância e a violência”, observou.
No ultimo dia 12 o senador discursou se dizendo feliz por ter sido do Parlamento Brasileiro a autorização para o funcionamento desta nova entidade do ensino superior. ‘Uma universidade significa a ampliação do debate, a antecipação tecnológica, e vai inserir a região do Araguaia no conceito mais puro de inclusão de sua sociedade no universo do conhecimento nacional’, ressaltou.
O senador Jayme Campos lembrou que os 330 mil habitantes do Vale do Araguaia, que compreende 31 municípios, se autodenominam de o ‘Vale dos Esquecidos’, pelos investimentos públicos insignificantes no território e também pela precariedade de sua malha viária.
O parlamentar observa que a universidade recém criada, vai representar um novo estímulo para que a população da região “olhe com mais confiança para o futuro, apagando o sentimento de que foram esquecidos, para edificar prosperidade e bem-estar”.
Sentindo-se gratificado com a aprovação da entidade de ensino que terá o nome de Unibarças, Jayme reconheceu o papel da academia na formação ética de toda uma sociedade. ‘Semear educação é produzir consciências. É comungar da esperança... É acender um farol de lucidez em meio às trevas do ódio e da intolerância’.
Na conclusão de suas palavras Jayme foi aparteado pelo senador Cristóvão Buarque, ex-reitor da Universidade Federal de Brasília, que elogiou a iniciativa do colega mato-grossense e recordou os tempos em que a UNB mantinha Campus Avançado no município de Barra do Garças.
Ao finalizar, o senador manifestou toda sua fé no futuro da nova instituição. ‘Tenho a certeza que com sua universidade, o Araguaia não será mais o ‘Vale dos Esquecidos’; e sim, a planície da esperança’.
Fonte: Diário de Cuiabá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário