sexta-feira, 24 de julho de 2009

Política de 2010 desperta pré-candidatos


A pouca representatividade política do Vale do Araguaia que conta com apenas um deputado estadual no parlamento, desperta para o pleito de 2010, lideranças que sinalizam pretensões de atender aos apelos de 260 mil eleitores de todo o Araguaia. Na esfera federal o Vale é atendido por um deputado originário de Rondonópolis, que se desdobra para trazer investimentos governamentais que fomentem o desenvolvimento regional, mas que agora mira o senado com excelentes chances de vitória.
De Barra do Garças surgem nomes como o do advogado Cândido Teles – PSB, com larga experiência no serviço público federal e que promete dar novos rumos na política do Vale do Araguaia, haja vista, grande penetração e conhecimento a nível ministerial. Seu nome é apoiado por Wanderlei Farias ao parlamento estadual.
Candidato natural, Daltinho – PMDB, trabalha em faixa própria para tentar trazer benefícios para o Vale do Araguaia. Aproveita o bom momento do vice-governador Silval Barbosa que é tido como o candidato do governador Blairo Maggi. Polêmico e irreverente, Daltinho é alvo da imprensa regional quanto ao seu desempenho em favor de sua terra e de seus eleitores.
Outro nome sondado é a do também advogado e brilhante jurista Paulo Lacerda – DEM, de malas prontas para o PDT, que projeta o arregimentar o bolo político, como arma para desencadear o desenvolvimento sustentável do leste mato-groscense. De tradicional família tem no seu parentesco importantes nomes que emprestam ainda maior credibilidade a sua agenda política.
De tradicional família pioneira e neto do saudoso Tabelião e historiador Valdon Varjão, o advogado Danilo Varjão, titular do Cartório Notorial do 2º Ofício e filho do também saudoso deputado Sebastião Júnior e da ex deputada Malba Tânia Varjão, expõe com cautela seu nome como pré-candidato a deputado estadual. Carrega na bagagem o tradicionalismo político familiar de mais de três décadas.
Cotado para representar o Araguaia no legislativo estadual, o delegado regional de polícia de Água Boa, Dr. João Pessoa - PR, já articula suas estratégias políticas se declarando a disposição do partido para o embate de 2010. Conta com o apoio da classe e segmentos da segurança pública e tem boa penetração na sociedade organizada por ser pessoa honesta e focada no seu trabalho.
O vereador por Barra do Garças Miguel Moreira da Silva, o Miguelão poderá pela segunda vez ser candidato a disputa para deputado estadual, tendo por base seu desempenho nas urnas quando candidato em 2005. Oriundo de bases populares tentará voltar no antigo caminho onde obteve seus votos à época.
Estreante na política como vereador por Barra do Garças, Celson Sousa – PV, da base de sustentação do prefeito Wanderlei Farias, já é um expoente na política do Araguaia, pelo trabalho demonstrado na condução de sua performance política. É bem visto pelas antigas lideranças que projetam no jovem parlamentar um valor moral a ser prospectado para a assembléia legislativa.
Com volta certa na peleja da política regional, Eduardo Moura – PPS é tido como sério candidato a deputado federal. Obteve expressiva votação no pleito passado, ficando como suplente por uma ínfima diferença de votos. Força política, inteligente e aglutinador de idéias, Moura promete uma campanha de alto nível focada nos problemas que afligem o Vale do Araguaia.
Como pretenso candidato ao Congresso Nacional, o atual prefeito de Água Boa – MT, Maurício Tonhá - PR, o Maurição, nasce forte por ser conhecido como empreendedor e empresário de sucesso, tendo na Instância Bahia se realizado como um homem de larga visão e conhecido internacionalmente pela realização do maior leilão de gado do mundo. É arrojado, tendo vitalidade e musculatura para empreender grandes vôos.
E quem vem com tudo para o Araguaia é o entusismado Deputado Federal Valteni Pereira-PSB, que assume o território antes demarcado pelo deputado Welinton Fagundes. Valteni tem projeto pronto para entrar no Araguaia por cima e representar esse território com coragem e arrojo de um parlamentar focado na política onde atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário