sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rumo a 2012 candidatos se articulam

Mal terminou o processo eleitoral que elegeu governadores, senadores e deputados, já tem pretensos candidatos de olho nas cadeiras do executivo de seus municípios, e Barra do Garças não está fora dessa onda política com três possíveis candidaturas. Naturalmente o atual prefeito Wanderlei Farias poderá ser um deles, ou apoiar alguém de seu lastro político. Declaradamente candidato, o empresário Roberto Farias já trabalha essa possibilidade, e com o resultado das urnas em mãos onde se candidatou a deputado federal, se anima ainda mais; e como uma terceira via, eliminando os erros da condução de sua derrotada campanha ao legislativo estadual, Cândido Teles prepara uma campanha com base no amor pela cidade que, segundo ele lhe deu base para ser o que é hoje, um homem de bem que venceu na vida por sua conduta moral e familiar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Araguaia e a transição dos governos

A região do Araguaia amarga a derrota nas urnas e começa a viver a transição dos governos executivo e legislativo dentro de uma insegurança que ameaça todas as iniciativas de desenvolvimento em prol dessa imensa região. O Araguaia está sem pai, ninguém no legislativo responde pela região, a não ser pelo deputado federal de Rondonópolis Welinton Fagundes que adotou a terra, lhe trazendo alguns subsídios, pois sua região maior é a Grande Roo cujo desenvolvimento e densidade eleitoral é simplesmente incomparável.
A partir de janeiro de 2011 vergonhosamente tem início a corrida do chapéu sendo feita pelos prefeitos do Vale nos gabinetes de deputados de outras regiões para então pedir que indique as necessidades no orçamento do Estado e União. O Araguaia vai ficar em segundo plano e com a cara vermelha. Nem um comitê de desenvolvimento suprapartidário do Araguaia existe para mostrar a força e vocação de uma região rica que vive e pensa pobre.

domingo, 10 de outubro de 2010

Para-quedistas furam bloqueio

Mais uma vez nessas eleições de 2010 os políticos de outras regiões (Para-quedistas) pousaram no Araguaia para buscar a intera de votos para suas eleições. Somando com os candidatos oportunistas que não tem votos suficientes para se elegerem, esses políticos colaboraram para a pulverização dos 240 mil votos do Araguaia, não deixando que nenhum dos 17 candidatos se elegessem. O saldo negativo desse pleito deixou sem mandato nosso único deputado estadual, o Daltinho (PMDB), e diminuiu a votação do candidato a deputado federal Eduardo Moura a níveis muito abaixo do esperado. Esse tão propalado "regionalismo" de fato não existe por aqui, diferentemente do nortão que elegeu 9 deputados de lá mesmo.

Sobras de campanha

Sem ao menos reeleger o único deputado estadual eleito em 2006 - Adalto de Freitas, o Daltinho, o Araguaia experimenta seu próprio descrédito e retira do rescaldo político os nomes de Roberto Farias que tentou vaga no congresso nacional e de Cândido Teles que tentou ser eleito deputado estadual com o apoio de Wanderlei Farias. Os dois miram agora a prefeitura de Barra do Garças para 2012, mas pelo resultado das urnas nesse pleito deverão fazer um amplo trabalho pela credibilidade política e pelo posicionamento real de suas lideranças.
Farias tem herança política herdada de Wilmar Peres que passou por todas as fases que um político passa para se consolidar como uma liderança. Foi vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal e governador de Mato Grosso por 9 meses quando Júlio Campos saiu para o senado federal. E mesmo não sendo seu plano, colocou seu nome à apreciação das urnas obtendo mais de dez mil votos.
Apoiado pelo prefeito Wanderlei Farias, o advogado Cândido Teles, proprietário da Rádio Aruanã acreditou em seu projeto político usando de discurso de um vencedor, tentando alcançar uma vaga na Assembléia Legislativa. Não deu, e com uma votação incoerente com sua vontade, faz coro com Roberto Farias em busca das chaves do Paço Municipal do município.

sábado, 9 de outubro de 2010

Araguaia, deu em nada

Terminada as eleições 2010 em Mato Grosso que elegeram governador, senadores da república, deputados federais e estaduais, o curso da vida volta em tese aos trilhos normais. Entre vitoriosos e derrotados quem sai ganhando com a peleja são as regiões que consagraram inúmeros representantes nos parlamentos para assim ganharem voz e poder de articulação política. Aqui no Araguaia mais uma vez o desastre político permeou as boas candidaturas com o vírus do ganancismo, contaminando as candidaturas com reais chanches de eleição, devolvendo ao Araguaia a pesada alcunha de o "Vale dos Esquecidos". A vaidade pessoal de alguns aventureiros joga por terra as aspirações coletivas de uma região que clama por justiça e desenvolvimento.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Marketing Político – Mauro Mendes estuda Duda Mendonça

O governadoriável Mauro Mendes – PSB, estuda a possibilidade do marqueteiro Duda Mendonça assumir o planejamento do marketing político de sua campanha a governador de Mato Grosso. Seu nome está sendo estudado entre quatro propostas de outros profissionais que se habilitam a tocar campanha de tamanha envergadura, e a resposta deve acontecer ainda na semana vindoura.

A possível participação de Duda na campanha da coligação “Mato Grosso muito mais” está sendo articuladada por sua assessoria direta, não sofrendo qualquer influência de Mauro que prefere se eximir dessa contratação e se dedicar de corpo e alma na negociação final das alianças que comporão o corpo trator da campanha.

Duda Mendonça já atuou no estado na campanha para a reeleição de Dante de Oliveira - PSDB em 1998 na qual também foi eleito o senador Antero Paes de Barros.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Eleições 2010 no Araguaia

O quadro político dos possíveis pré-candidatos a uma cadeira no legislativo estadual e federal continua ainda sem muitas mudanças. Concorrem ao pleito para deputado estadual o atual e único representante do Araguaia, o deputado Adalto de Freitas Filho, o Daltinho – PMDB. E já com um bom trabalho de base e apoiado pelo prefeito Wanderlei Farias de Barra do Garças, concorre ao parlamento estadual o procurador jurídico da prefeitura e advogado Cândido Teles – PSB, que trás na bagagem um invejável currículo construído dentro do serviço público federal em Brasília.
Por conseqüência da tradição política da família, surge a pré-candidatura de Leandro Valoes Soares – PP, filho do ex-deputado e atual conselheiro do TCE Alencar Soares Filho. O novo, porém dinâmico postulante que promete arrojo na representatividade que pretende alcançar caso seja eleito no Araguaia. De Nova Xavantina o vereador e presidente da Câmara Municipal, Manoel José da Silva, o Branquinho também sinaliza sua pretenção.
Também passarão pelas convenções partidárias os vereadores por Barra do Garças, Kiko – PT e Sávio Carvalho, o ex-vereador Miguelão - PTB; Lílian Karla, ex-esposa do deputado Daltinho; o advogado Selso Carvalho – PSDB e Édio Brunetta, ambos de Água Boa; Neldo Egon Weirich e Fernando Gorgen, ambos do PR e Marcos da Rosa, todos de Canarana, dentre outros nomes que certamente vão aparecer quando do término da negociação das coligações em nível partidário.
Na esfera federal a novidade ficaria por conta de uma possível pré-candidatura de Roberto Farias – PP, filho do saudoso Wilmar Peres. E da pré-candidatura já decidida do suplente Eduardo Moura – PPS que não se elegeu no pleito passado por uma pequena margem de votos, o que lhe assegura um caminho já pavimentado, portanto menos difícil de acessar. E a candidatura também natural do federal de Rondonópolis Welinton Fagundes que adotou o Vale do Araguaia trazendo para cá importantes emendas e recursos da União.

BNDES reconhece design como capital intangível

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pretende, a partir do próximo ano, levar em conta os bens não-físicos das empresas ao analisar créditos e conceder empréstimos. O banco estabelecerá critérios para quantificar itens que antes não eram considerados, como os investimentos em tecnologia, conhecimento e transparência. Entre os bens intangíveis estão incluídos design, marcas e patentes. A metodologia para avaliação desses bens não-físicos está sendo desenvolvida pela Coppe/UFRJ (Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e já foi aplicada, como teste-piloto, em quatro empresas de diferentes portes e áreas de atuação: Embraer (setor aeronáutico), Suzano (papel e celulose), Genoa (biotecnologia) e Totvs (tecnologia da informação). O reconhecimento oficial do design como capital intangível abre novas oportunidades para a atuação da comunidade dos designers junto aos setores produtivos, procurando expandir a participação do design na política estratégica das empresas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Trânsito – crianças no carro

Entrará em vigor no dia 9 de junho, a fiscalização das cadeirinhas especiais para crianças. O motorista que for flagrado transportando crianças com idades entre seis meses e 7 anos e meio de idade de maneira inadequada, será multado em R$ 191,53 e somará 7 pontos na carteira de habilitação, podendo resultar no recolhimento do veículo.A nova regra é baseada na resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrou em vigor em 2008, com período de dois anos para adaptação e divulgação da medida. O teor do documento estabelece normas que garantam condições mínimas de segurança para o transporte de crianças com idade inferior a 10 anos de idade, que passam pela obrigatoriedade de ficarem no banco traseiro.

Segundo o Denatran, existem três dispositivos obrigatórios que deverão ser colocados no banco traseiro do carro, dependendo da idade da criança: um berço portátil porta-bebê, conhecido como bebê conforto, para crianças de até um ano; uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção antichoque que devem ser fixados ao veículo, mediante a utilização dos cintos de segurança ou outro equipamento apropriado instalado pelo fabricante do veículo com tal finalidade.

Fonte: Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do Rio Grande do Sul/ Rede de Qualidade do Rio Grande do Sul (RQSul)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Barra do Garças - Agentes de Trânsito começam a trabalhar

A prefeitura de Barra do Garças inovando e implementando a segurança da cidade, institui sua Guarda Municipal e transfere à Coordenadoria de Trânsito a responsabilidade de treinar, capacitar e administrar esse corpo de segurança para ações de fiscalização do trânsito local. Dez guardas foram inicialmente contratados para promoveram a segurança e a fluidez do tráfego do centro, advertindo motoristas e pedestres para uma conduta segura e a conseqüente melhoria da circulação viária.
O trabalho dos agentes, nove homens e uma mulher, teve início no dia 6 de maio e tem causado polêmica por parte dos infratores, uma vez que os mesmos, doravante terão que obedecer as regras de trânsito impostas ou serem penalizados com multas que variam de valor segundo o grau de infração cometido. Podem ainda ter o prejuízo de pontos a menos na carteira de habilitação, que somados podem levar a pessoa até a perder o direito de dirigir em todo o território nacional.
Segundo o Coordenador Municipal de Trânsito de Barra do Garças, Major Gama, essa polêmica já era esperada e até certo ponto é saudável, pois é através da discussão que os usuários das vias chegarão a conclusão que um trânsito humanizado faz parte do desenvolvimento de qualquer cidade, e levando-se em conta que Barra é uma cidade turística, se faz ainda mais que necessário essas ações.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

IBOP mostra números eleitorais

O Instituto de Pesquisas IBOP mostra novos números para governador da corrida eleitoral de Mato Grosso confirmando a tendência por preferência mostrada por uma recente pesquisa feita pelo Instituto Mark de Cuiabá. A pesquisa IBOP foi feita em todo o estado e ouviu 812 pessoas entre os dias 1º e 4 de maio. A pesquisa está registrada no TRE sob nº 10.612/2010. (Estimulada) Silval Barbosa aparece com 31%, seguido de Wilson Santos com 27%. Mauro Mendes segura 15% da preferência até o momento.

Brancos/Nulos: 6%  -  NS/NR: 21%                                                                                  

terça-feira, 4 de maio de 2010

AGER MT – Um entrave no Araguaia?

A AGER – Agência de Regulação de Serviços Delegados do Estado pode nesse momento estar sendo um grande entrave ao desenvolvimento da parte leste de Mato Grosso. Essa constatação se deve ao fato da AGER querer forçar a licitação das linhas de transporte coletivo intermunicipal do estado, que por enquanto é controlada por um TAC – Termo de ajuste de conduta assinado entre o governo Blairo Maggi, empresários do setor, sindicatos e a própria AGER sob o comando de Márcia Vandoni que tenta a todo custo forçar uma situação ainda pouco discutida com os integrantes do setor.
A intervenção da entidade de regulação é a princípio eminentemente técnica e teria a priori que discutir a situação em nível de negociação a longo prazo, levando em consideração que existem empresas de ônibus que foram pioneiras de importantes trechos, tendo inclusive a época aberto estradas com os pneus dos próprios carros e que prestam hoje um excelente serviço com frota nova e atendimento a altura dos habitantes do araguaia.
Inúmeras audiências públicas foram realizadas para definir essa situação e que deram origem ao TAC que prorroga a decisão das datas para as licitações, mas que tem em seu bojo de negociações a recusa justa de empresários que lutaram para desbravar esses sertões e que têm o apoio de inúmeros deputados federais e estaduais com visão de justiça, mas que preferem que o assunto seja ainda mais amplamente discutido e melhor avaliado.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

JBS Friboi lança novo modelo de venda de carne direta ao consumidor

Seguindo um modelo implantado pelo Friboi da cidade de Teófilo Otoni no Estado de São Paulo, a unidade de abate e comercialização de Barra do Garças já opera com o mesmo sistema de venda direta ao consumidor com o uso de vans equipadas para tal serviço. Denominado de Swift Bate a sua Porta, o sistema é sucesso de vendas, pois fornece carnes com padrão internacional e ainda dá um bom prazo para pagamento através de boleto bancário.

As vans frigoríficos, cada uma com sua região pré-estabelecida percorrem os bairros da cidade rua por rua, se utilizando de alto falantes com criativos jingles desse sistema de vendas que é uma realidade na cidade. E cada vez mais se configura como uma excelente opção de compra de carne inspecionada com o carimbo da qualidade Friboi.

O projeto é ambicioso e pretende em curto espaço de tempo atingir os municípios vizinhos com a venda direta ao consumidor e assim assegurar um mercado moderno de fornecimento pontual da excelência da carne JBS Friboi.

Eleições 2010 - Pesquisas em alta

Para mostrar tendências, rumos e probabilidades de candidaturas e candidatos, elas estão de volta, e desta vez com força total. Falamos das pesquisas eleitorais que fazem suas primeiras incursões ao mundo ainda difuso da cabeça do eleitor. Mas que já mostram algum comprometimento ou tendência para este ou aquele grupo político, seja ele partidário ou ligado a algum segmento importante.
Mas o certo é que elas estão aí na mídia, revelando os novos rumos que
que estas eleições podem tomar, pois pesquisas eleitorais intentam as intenções de votos da massa eleitora ativa e baliza por certo as atividades e ações dos pré-candidatos em direção as campanhas que se avizinham. E devem mais uma vez ser as vedetes destas eleições 2010 que elegerão o novo presidente do Brasil, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
O Instituto Mark de pesquisas eleitorais de Cuiabá veiculou no site RD News pesquisa realizada em 51 cidades de Mato Grosso entre os dias 16 e 21 de abril/2010, onde estampa o atual quadro das intenções de votos do eleitor, sinalizando até o momento a possibilidade de uma boa briga à cadeira atualmente ocupada pelo candidato e governador do Estado Silval Barbosa.

sábado, 24 de abril de 2010

Voltamos ao ar

Não podendo mais ficar alheio aos acontecimentos, e depois de seis meses silente, este blog volta a tona para noticiar o que anda acontecendo no Vale do Araguaia nos âmbitos da política e do desenvolvimento regional. Volta trabalhando com a mesma linha editorial, evidenciando quem faz e trabalha com foco na verdade e justiça; e colocando em evidencia os projetos que prometem dar um novo impulso a esta rica terra que promete um dia ser o Eldorado do centro-oeste brasileiro.
A tônica do momento é a campanha política 2010 que neste ano visualiza as eleições para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. E aqui no Vale do Araguaia, não diferente de outras regiões tem nesse momento, seu assunto maior, principalmente quando é visitado por toda a sorte de facções que disputam cargos eletivos em todas as suas esferas.
Nosso nome, “Rota Araguaia Notícias” já baliza a nossa área geográfica de nossas ações com foco na BR-158 que é a espinha dorsal que distribui e sinaliza nosso acesso aos fatos e acontecimentos. E nosso objetivo maior se evidencia ainda mais, pois noticiar com imparcialidade e respeito à verdade, se torna imperativo às nossas pretensões.