sábado, 14 de março de 2009

BR-158 e MT-100, as estradas da redenção



Entre tantos investimentos que o Vale do Araguaia necessita para um desenvolvimento equilibrado e crescimento retilíneo, ressalta-se a providencia urgente de conclusão da completa infra-estrutura e pavimentação da rodovia federal BR-158, que vem a ser o principal corredor de desenvolvimento da região, e alvo de iniciativas que não vão a termo e especulações políticas que terminam ainda nos palanques.
Na verdade, o Vale do Araguaia precisa mesmo é se antecipar a esses acontecimentos, promovendo uma representação política a altura de suas necessidades, elegendo personagens de visão aguçada e vontade de trabalhar por uma causa mais que justa. E sem esse corpo político, a região continuará a ser alcunhado de o vale dos esquecidos, uma pecha negativa que não atrai investidores, que a tem como terra de ninguém.
A BR-158 por várias vezes foi relatada por projetos que a colocaram como viável no orçamento da união, mas que jamais foram aprovados na íntegra, haja vista que as liberações das verbas para o investimento ainda não consta nos extratos das instituições executivas para as devidas licitações que vão levar essa grande obra a termos finais, o que ainda se vê, são pequenas aparições em obras de pequenos trechos, articuladas talvez para adoçar a boca da gente do Araguaia.
Outro gargalo que suprime um desenvolvimento integrado em nível de Sul Araguaia, é a também esquecida rodovia estadual MT-100, uma peça de negociação política que se presta somente ao escoamento precário para dar acesso às estradas vicinais dos municípios por onde passa. Está há muito parada, e é agora alvo de um projeto de federalização (futura BR-359)que tramita no congresso nacional, e quiçá venha a ser uma realidade.
Sabemos portanto, que a união dessas duas vias são os ingredientes do bolo do progresso da região, e o fermento nada mais é do que uma representação política forte e decidida feita por homens de natureza progressistas que poderão deixar suas marcas perenizadas quando o Araguaia um dia brilhar como uma das mais promissoras e ricas regiões produtoras do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário